GDV

Grupo de Desenho de Viseu

-Museu Grão Vasco-

julho 22, 2005

Para que conste...


Documento elaborado pelos Serviços Educativos do Museu Grão Vasco em Dezembro de 2004


Um acervo vivo para Viseu
e sua área metropolitana

Numa continuidade adaptada às necessidades contemporâneas, o Serviço Educativo do Museu Grão Vasco, um dos mais antigos do país, propõe agora, um conjunto de actividades e uma postura cultural na textura da cidade e região envolvente. Pertencendo à rede do Instituto Português de Museus, sabemos do nosso papel no desenvolvimento cultural desta grande área onde estamos inseridos. Assim, apresentamos aqui os objectivos reflectidos para este renovado museu, na sua área educativa.

Divulgar a colecção do Museu Grão Vasco como património de referência da cidade de Viseu, do seu Concelho e Grande Área Metropolitana é um objectivo primordial.
A criação de laços afectivos entre o museu e a região que o envolve, sentindo a população que este é um espaço a ser vivido por todos, leva-nos a propor formas mais ousadas de comunicação do acervo museológico.
Cativar novos públicos e fidelizar os actuais é um outro pressuposto básico do nosso trabalho.
E como cumprir esta tarefa? Por um lado, estabelecendo parcerias criativas com as instituições locais, por outro, adaptando a oferta de animação museológica às características próprias de cada grupo que compõe a realidade social. A assertividade de um trabalho cultural subentende a consciência de que toda acção é transversal às gerações e aos grupos sociais.
Uma atenção especial será dada ao cruzamento das linguagens da arte contemporânea com a colecção do museu, transmitindo esta noção de continuidade da cultura ao longo dos tempos.

Mantendo a visita tradicional à colecção do museu, outras metodologias serão aplicadas nas animações museológicas, propondo-nos responder, desta forma, aos desafios propostos. Pensamos que a interacção com os diferentes públicos poderá produzir resultados evidentes de crescimento interior em cada participante. Mais do que um guia, pretendemos que cada elemento do serviço educativo seja um “mediador cultural” entre o público e o acervo.
Com a criação de ateliers temáticos, julgamos contribuir para o consolidar de aquisições através de uma experimentação, sempre relacionada com a colecção.

3 Comments:

Blogger eddhunor11205173 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

12:04 da tarde  
Blogger daveerickson68585619 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. So please Click Here To Read My Blog

http://pennystockinvestment.blogspot.com

2:57 da tarde  
Blogger lewisbrooks67134022 said...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

8:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home